Roboparty & Microsoft Robotics Studio

hpim0055.jpgNo passado dia 15, sábado, comparecemos no campus de Azurém da Universidade do Minho nas palestras dadas pelos oradores Zhou Changjiu, director do Centro de Robótica Avançada e Controlo Inteligente (ARICC) no Politécnico de Singapura, e Martin Calsyn, que trabalha no departamento de investigação da Microsoft em Cambridge no contexto da RoboParty 2008, evento voltado para a aprendizagem em áreas de electrónica, mecânica, programação, todos os elementos para que se consiga criar em condições um robô minimamente funcional.

RoboParty 2008Ambos falaram na sua maior parte do tempo no Microsoft Robotics Studio, programa que pode ser sacado “à borlix” do site do projecto. Todo o código-fonte do programa está também disponível para download, tudo sem nenhum custo adicional (os oradores fizeram bastante questão em frizar a parte do “FREE“). Como nada é dado, o programa só pode ser utilizado para fins pessoais, a partir do momento que se utiliza o programa para ganhar dinheiro é necessário pagar os royalties à Microsoft, que são cerca de 299 USD.

RoboParty 2008O que o programa oferece é uma maneira mais acessível de criar aplicações que interajam com dispositivos robóticos (não necessariamente robôs humanóides ou veículos telecomandados), o que faz com que o programa seja bastante flexível e compatível com uma enorme gama de hardware. É programável em basicamente todas as linguagens compatíveis com .Net, como C#, C++, VB, Lisp e afins.

RoboParty 2008Ambos os oradores fizeram demonstrações muito interessantes, tanto a nível de simulações (utilizando o motor AGEIA PhysX, que funcionaram aquém do esperado, fazendo por exemplo que os robôs que iriam jogar futebol andassem às rodas por não encontrar a bola ou os lutadores de sumo fossem cada um para o seu canto, perdendo os dois o combate), quanto a nível de controlo dos robôs reais em tempo real, mostrando a potencialidade do programa, e a expansibilidade deste para outros tipos de hardware.

Screenshots da aplicação:
(clique na imagem para ampliar)

Microsoft Robotics Studio Microsoft Robotics StudioMicrosoft Robotics Studio

Dr. Zhou Changjiu

Martin Calsyn @ MSDN Blogs

Download do Microsoft Robotics Studio (Aprox. 87.5 MB)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: