Google Chrome – Uma revolução nos browsers?

Depois de muita especulação sempre acabou por sair o Chrome, o novo browser criado pelo todo-poderoso Google. Já para começar a apresentação que fizeram do produto (em forma de banda desenhada) ficou extraordinária, focando os principais pontos do programa duma forma bastante clara, e ao mesmo tempo divertida de ler.

Segundo estatísticas fornecidas pelo site Clicky Web Analytics, a quota de utilizadores que utilizam o Chrome (em cerca de 45000 sites diferentes) supera a do “melhor browser do mundo que ninguém usa” – Opera – em quase 1,5%, isso dois dias depois do seu lançamento. É qualquer coisa, não é?

Agora mãos à obra, vamos ao que interessa:

  • O processo de instalação é impecável e bastante rápido, num minuto temos o browser activo e pronto a funcionar.
  • À primeira vista o Chrome tem um aspecto bastante minimalista, o que maximiza (a diferença comparando com o firefox é bastante) o espaço útil para a visualização de páginas, o que é óptimo para monitores pequenos. A ausência da barra de tarefas (substituída pelas tabs) não é sequer notada, contribuindo para a maximização da área de visualização.
  • Em termos de rapidez, nota-se bastante a eficiência que múltiplos processos para múltiplas tabs nos dá, caso algo corra mal com alguma delas mata-se o processo utilizando o gestor de tarefas do Chrome (Shift+Esc). Nada de informação perdida, nada de reiniciar o browser, apenas eliminar a tab bastarda e seguir a nossa vida. O Webkit utilizado como base para o Chrome é muito rápido a abrir as páginas, fiquei bastante satisfeito.
  • A importação de marcadores/favoritos a partir do Firefox é automática (em relação ao IE não sei dizer, não o utilizo de todo), e bastante suave, simplesmente o programa já aparece com todos os nossos dados sem ser preciso um único clique. Fantástico.
  • A página que é aberta sempre que se abre uma tab nova é gerada automaticamente a partir das nossas 9 páginas mais visitadas, o que dá bastante jeito na maior parte dos casos. (nós iríamos visitar um daqueles sites na mesma, não é verdade?)
  • Apesar de terem sido reportadas algumas falhas na reprodução de conteúdo flash/java não notei nada do gênero, correndo tudo às mil maravilhas (não foi preciso sequer a instalação de qualquer plugin).
E para já penso ser só isso, apesar do browser possuir mais funcionalidades (consola de JavaScript por exemplo), explorei mais aquelas que são utilizadas pelo utilizador comum, a massa que acaba por ser o público-alvo deste tipo de produtos.
Apesar de ser um programa ainda em fase beta parece-me já ter saído ao público bastante maduro, vale a pena continuar a acompanhar o projecto, possui bastante potencial.

5 Respostas

  1. Gostei da pequena experiência que tive com a utilização do browser mas ainda é uma versão Beta. Falta muita coisa ainda para se poder comparar a outros grandes browsers.

    Quero só deixar duas notas negativas que senti em menos de um minuto de navegação:

    * Falta de um botão rápido para ir directamente para a home page (tem que se abrir obrigatoriamente uma tab nova e escolher lá a página respectiva).

    * Falta da opção “Abrir todos” numa subpasta qualquer dos favoritos. Uma pasta destas que contenha por exemplo 3 páginas e eu queira abrir todas de uma vez não consigo.

  2. Certo, por acaso essa segunda opção também senti falta, homepage nem tanto porque não tenho uma.
    Mas claro, sendo uma versão beta ainda há muita coisa pra trabalhar, mesmo assim parece-me um trabalho muito bem feito por parte da Google, e um esforço enorme pra subir o patamar a nível da luta dos browsers.

  3. Acho que o que enriquece e chama a atenção é mesmo o facto de as tab’s serem diferentes processos, é sem duvida este o ponto forte do browser e de certo um aspecto que vai ser adoptado por todos os outros browsers no futuro.

  4. Concordo absolutamente🙂

  5. André, reparei agora que o browser tem uma opção que permite adicionar um botão para a home page.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: